top of page

A Campanha

"Embrace it!" faz parte de uma campanha de Comunicação Integrada desenvolvida no âmbito da Licenciatura em Ciências da Comunicação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - UTL. Dessa forma, os autores da campanha serão rigorosamente avaliados pela qualidade e seriedade da campanha.

Sensibilizados pela Comissão Europeia e pelo seu projecto "Migrants in Europe" - que pretende fomentar a aceitação dos imigrantes não-europeus e enfatizar os seus importantes contributos para a Europa -, este trabalho quer também sensibilizar para a não discriminação dos imigrantes em Portugal e dar a conhecer a sua importância na construção da nossa cultura. O projecto "Migrants in Europe" é também um concurso a nível europeu onde esta campanha concorre nas categorias de cartaz e vídeo.

 

 

Sabendo que muitos elementos do nosso quotidiano têm origens estrangeiras, a campanha terá como foco a contribuição dos imigrantes para a construção da cultura europeia.

Sem os elementos culturais que os imigrantes nos dão a conhecer, a nossa vida certamente não seria igual e sentiríamos falta de partes essenciais desta. Se tomamos como nossos esses elementos, se os utilizamos no dia-a-dia, se estamos receptivos a que compreendam o nosso estilo de vida, então porque é que muitas vezes não somos capazes de aceitar junto de nós as pessoas que nos deram a conhecer estes bens "essenciais"? 





Estratégias

Através do conceito "Embrace it", a campanha pretende mostrar que se conseguimos aceitar e apreciar elementos culturais de outras origens, também devemos aceitar as pessoas que nos possibilitaram aceder a esses elementos. Assim, é preciso sensibilizar para o humanismo e mostrar que podemos estar a impedir  a felicidade de alguém apenas porque não temos plena consciência da sua importância na nossa própria vida.



A fim de aumentar o alcance da campanha, será utilizado material informativo, um spot publicitário, e uma ação de guerrilha. Sendo que todos os instrumentos convergem para a presente página, que tem como função agregar todo o conteúdo produzido na campanha.



Objetivos

O objetivo da campanha é demonstrar que os emigrantes não-europeus têm um importante contributo para a cultura europeia, mobilizando as pessoas para que aceitem os mesmos, e não apenas os elementos culturais que os caracterizam e nos são proveitosos. Desta forma, esperamos contribuir para que haja uma maior tolerância face às diferenças e ajudar na integração e respeito pelos imigrantes em Portugal.  

Técnicas

Spot: O spot da campanha pretende demonstrar que o nosso dia-a-dia está cheio de elementos culturais de origem externa à Europa. Desde que acordamos até ao momento em que nos deitamos, contactamos com tantos elementos oriundos de fora da Europa que nem nos apercebemos de quão entranhados estão nas nossas vidas.



Guerrilha: A acção de guerrilha pretende chegar directamente aos portugueses e envolvê-los na campanha através da sensibilização e informação sobre a temática. Num cenário preparado, pessoas oriundas de países fora da Europa vão estar preparadas para receber abraços dos portugueses. Queremos que além de "abraçarem" os elementos culturais que nos transmitiram, os portugueses abracem também as pessoas que os transmitiram.



Comunicação digital: O site foi criado para congregar todo o material produzido no âmbito da campanha e divulgar informação sobre os migrantes na Europa e em Portugal.

bottom of page